terça-feira, 9 de abril de 2013

A Educação da Idade Moderna - Século XVI




                          A Educação na Idade Moderna. 


O Reaquecimento das atividades comerciais e o Renascimento marcaram esse Período onde o individualismo enfreantamento tornam-se práticas vigentes do pensamento moderno. A hegemonia da Igreja Católica  foi abalado pelos movimentos Reformistas e a econimia deixou de ser prática envolvendo curtas distância. 
A idade Moderna ou Renascimento veio obtemperar a esse dogmatismo conceituando o anttropocentrismo racionalismo, individualismo e universo heliocêntrico. Toda via, é impraticavél delinear o renascimento e restringindo aos séculos XV e XVI, sem aludir ou poderar os fenômenos e movimentos que antecederam.
Nesta grafia a reforma protestante e a contra-reforma católica retubaram na educação durante o renascimento, os progressos educacionais impetrados pelo reinado de Carlos Magno e a reforma protestante. Expor o Catolicismo para sua hegemonia política-religiosa das decorrencias dessa Reforma o protestantismo geraria um acesso a população à educação, incluindo uns curriculos disciplinares humanista, defendendo que a mesma é uma encubência do estado, o catolicismo criou uma ordem dos Jesuítas para se contrapor a reforma, os Jesuitas entre outras missões deveriam atuar na àrea de educação.

“Para Marx a história não é nem unilinear nem evolutiva; e muito menos cronológica. Fundamentalmente, a historicidade do capitalismo é dada pelo caráter essencialmente antagônico das suas categorias. Por isso é que há ocasiões em que a história parece precipitar-se, num ritmo que sobrepassa o andamento cronológico e em direções radicalmente novas. Ocorre que, de fato, ela se acelera, conforme se agudizam e explicitam as contradições de classes. Reciprocamente, há ocasiões em que a história parece adquirir outro andamento, mais lento. Isto também está relacionado ao caráter, à extensão e à profundidade das contradições de classes. Em outro nível, em nível estético, pode-se dizer que nas análises de Marx há tempos dramáticos e tempos épicos” (Ianni, 1985: 35 e 40).''



Resultado da Renascença, no século XVI surge a reforma religiosa, e como resultado, uma educação cristã reformada, tanto católica, como protestante. A educação católica pós renascença, foi marcada por um movimento conhecido por Contra Reforma. A Companhia de Jesus, organização criada por Inácio de Loyola, foi a mais poderosa arma contra os protestantes. As ordens religiosas, das quais se destaca a dos jesuítas, foram as responsáveis por disseminar o cristianismo por meio da educação durante séculos. O Ratio Studiorum era o “currículo” dos jesuítas, que ministravam uma educação inspirada nas escolas humanistas.



http://www.infoescola.com/pedagogia/historia-da-educacao/

3 comentários:

  1. QUAL O ANO DA PUBLICAÇÃO DA AUTORA (fonte da pesquisa)?

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  2. QUAL O ANO DA PUBLICAÇÃO DA AUTORA (fonte da pesquisa)?

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  3. O ENSINO PASSOU A SER ORGANIZADO COLETIVAMENTE NAS ESCOLAS?
    Era ministrado nas igrejas?

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