segunda-feira, 25 de março de 2013

Educação na Idade Media


Educação na Idade Média

O processo de educação na idade media era de responsabilidade da igreja. As escolas funcionava anexos a igreja ou nas escolas monárquica que era nos mosteiros.

A igreja assumiu o papel de disseminar a educação e a cultura, gerando com isso uma contribuição muito importante para o legado da educação contemporânea.

Os professores eram clérigos de ordem menores e lecionavam as sete artes liberais que era gramatica, retorica ,logica, aritmética, geografia, astronomia e musica que posteriormente iriam fazer parte do currículo de varias universidades.

Nesse período para que o ensino fosse realizado era preciso uma autorização dos bispos e dos diretores das escolas eclesiásticas e esses com medo de perder a influencia dificultavam ao máximo essa autorização. E para reagir contra isso os professores e alunos organizaram-se em associações denominadas universitas que mais tarde gerou a palavra universidade. As universidades eram compostas por quatro divisões ou faculdade que eram a faculdade de Artes, Direito, Medicina e Teologia.

O estudo das sete artes liberais era dividido em dois ciclos: o triviu e o quadrivium . O primeiro compreendia a gramática, a retórica e a lógica; o segundo compunha-se do estudo da aritmética, geografia, astronomia e musica. A metodologia de ensino baseava-se na leitura de textos e na exposição de ideias feitas pelos professores, também muitas vezes ocorriam debates em publico entre mestre e alunos essas aulas foram denominadas de scholastica disputattio. Esse processo de estudo foi muito usado por São Tomás De Aquino e foi chamado de escolástica A escolástica teve seu apogeu no século XIII, o método proporcionou a criação de diversas Universidades por toda a Europa, como as de Paris, Oxford, Cambridge, Salerno, Bolonha, Nápoles, Roma, Pádua, Praga, Lisboa e assim por diante. Sendo que a Universidade de Bolonha ficou célebre por sua faculdade de Direito e Salerno, por sua faculdade de Medicina.

Um comentário: